No Dicionário da Comunicação, organizado por Ciro Marcondes Filho, um dos conceitos de comunicação é: “A comunicação … realiza-se nos diálogos coletivos …onde o acontecimento provoca o pensamento”. Com essa intenção de fazer pensar, as participantes do Projeto Mulheres de Visão, participaram da aula de Comunicação Inclusa nos dias 28 de outubro a 01 de novembro na Escola Comradio.
Os momentos foram de conhecimento e prática. As participantes do projeto conheceram as técnicas de entrevistas e como é feito uma notícia. As aulas foram ministradas pelo professor Iraildon Mota. De acordo com Iraildon Motao professor “Comunicação é um processo que alguém fala através de uma mensagem, atrás de um meio que diz alguma coisa e essa mensagem reverbera de tal forma que haja um retorno dessa informação”, afirma.
Zirionara dos Santos , participante do projeto, comenta “que as aulas foram produtivas porque nós aprendemos como devemos nos comportar quando formos fazer uma entrevista ou ser entrevistadas. Fazendo perguntas claras e objetivas e também respondendo com clareza e sem fugir do assunto”, disse.
Na aula foi apresentada a Pirâmide Invertida, que é uma forma de estruturar as informações, respondendo às perguntas: Que?, Quem? , Quando? , Onde? , Como?, e Por quê?, conhecidas como Lead.
Para Camila Hannah, na aula elas conheceram as diferenças entre entrevista, notícias e como um comunicador deve agir. “Aprendemos os passos e técnicas para construir uma notícia. A pirâmide invertida busca construir notícias respondendo as perguntas do lead para assim evitar as fake News. É basicamente o norte que um repórter e um comunicador precisa para fazer um bom trabalho”, ressaltou a participante do projeto.
O módulo ainda terá uma visita técnica nos meios de comunicação da cidade para que as mulheres do projeto possam conhecer o dia a dia de uma redação. No término da disciplina as participantes do projeto vão participar de um espaço de diálogo com os profissionais da comunicação de Teresina.
Comments