• Reno Tavares

Projeto Mulheres de Visão lança Experimento Sensorial de acessibilidade


“A Cada passo que nós damos são barreiras arquitetônicas, sonoras e atitudinais. E assim vamos fazendo o nosso mundo e seguindo em frente.”

Este é o dia a dia da participante do Projeto Mulheres de Visão, Denise Santos, que ficou cega aos 10 anos de idade. A Escola Comradio e o Instituto ILEVE lançam no dia 07 de outubro, as 14h, Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, o experimento Sensorial que vai levar as pessoas a vivenciarem o dia a dia da pessoa cega.


Durante o experimento as pessoas serão convidadas a entrarem em Túnel onde poderão viver situações do mundo da pessoa cega, estimulando os participantes usarem outros sentidos. Vendadas elas passarão por alguns obstáculos que aguçará seus sentidos.


O idealizador do projeto professor Iraildon Mota, comentou sobre o experimento. “Ele tem como objetivo principal fazerem as pessoas refletirem com que as pessoas se sensibilizem para a acessibilidade de uma forma diferente. E a expectativa com isso é criar uma empatia nas pessoas com relação à deficiência visual e seus desafios”, explicou.


Projeto Mulheres de Visão

A Escola Comradio e Instituto Ileve em parceria com a Fundação Interamericana (IAF) selecionou 40 mulheres cegas e/ou com baixa visão que estão participando do Projeto Mulheres de Visão que está desenvolvendo ações para empoderamento e ampliação de renda para essas mulheres. A ideia é proporcionar, ao longo de três anos, formações em políticas públicas de inclusão, cooperativismo, comunicação, empreendedorismo social e entrega de planos de negócios direcionados para as demandas de acessibilidade no mercado piauiense.

Estatísticas

O Piauí é o segundo Estado brasileiro com maior número de pessoas com deficiência. De acordo com o censo do IBGE de 2010, 17,63% da população possui algum tipo de deficiência, destes 48,1% tem deficiência visual. Aplicado este percentual a população atual do Estado, de 3.140.213, um total de 553.619 pessoas possui algum tipo de deficiência, onde cerca de 265.737 são cegos ou com baixa visão.

4 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify