• Reno Tavares

Projeto Mulheres de Visão é apresentado em Congresso Nacional


As participantes do Projeto Mulheres de Visão, Jucelma Silva e Denise Santos participaram nos dias 24 a 27 de outubro do V Encontro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão, na cidade de Curitiba- Paraná. 

Denise Santos comentou que além de palestras e rodas de conversas as encontristas visitaram uma fábrica de cosméticos. “ Vimos na prática como é essa ascensão. Ter essa troca de experiência, e de vivência, nos  enriqueceu muito como pessoa, militante e como ativista”, afirmou.

O Tema do Encontro foi Empregabilidade e Trabalho. Jucelma Silva já é microempreendedora e para ela “o tema tem tudo a ver com  o Projeto Mulheres de Visão que  já está capacitando mulheres para empreenderem. A gente sabe que o mercado de trabalho classifica a deficiência e infelizmente não contratam pessoas com certas limitação, porque pensam que é preciso mudar toda a realidade estrutural da empresa”, comentou. 


Jucelma Silva, explica que o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão começou em Teresina. “Em 2015 iniciamos um grupo no Whatsapp. No grupo falávamos de assuntos do dia-a-dia da mulher na sociedade, principalmente assuntos relacionados à mulher cega. Com isso surgiu a ideia e realizamos o primeiro encontro aqui em Teresina.Nos planejamos e o segundo encontro foi em Recife”, lembra Jucelma Silva. 

“Quando apresentei o projeto todas se sentiram contempladas. A final de conta estamos lutando para autonomia, para o empoderamento feminino, principalmente para as mulheres cegas e com baixa visão”, declarou Jucelma Silva. 

O encontro passou por Teresina, Salvador, Recife, Aracaju, Curitiba e o próximo no  ano de 2020 será em Niterói-RJ. 

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify