Blog

Parceria entre INSS e Fundação Wall Ferraz facilitam cursos profissionalizantes gratuitos

Atualizado: Jun 19




A celebração de parceria entre o INSS e a Fundação Wall Ferraz (diretor Maikon Silva Oliveira), instituição de inquestionável reputação ético-profissional e sem fins lucrativos visa, ainda, proporcionar economia aos cofres públicos e a celeridade no atendimento das demandas de cursos profissionalizantes para os segurados.


Neste sentido, foi firmado parceria para que fosse destinado um percentual de vagas em cursos presenciais gratuitos como AGENTE DE PORTARIA, OPERADOR DE CAIXA e OPERADOR DE TELEMARKETING (CALL CENTER), por exemplo, destinados aos segurados em Reabilitação Profissional pelo INSS, com finalidade de interesse público sem fins lucrativos.


Destaca-se que a Fundação Wall Ferraz tem por missão o ensino profissionalizante, dispondo de um amplo leque de opções de cursos profissionalizantes de reconhecida qualidade técnica, que facilitam a inclusão e reinserção do segurado no mercado de trabalho.


Em consonância com a legislação previdenciária, o INSS, representado por suas Gerências Executivas, poderão celebrar Acordos de Cooperação Técnica, Convênios e Parcerias no âmbito da Reabilitação Profissional, com entidades públicas ou privadas e sem ônus para os participantes, com a finalidade aperfeiçoar, qualificar e profissionalizar os segurados reabilitandos com vistas ao seu retorno ao mercado de trabalho, em conformidade com o Art. 89 da Lei 8.213/91 e Art. 139 do Decreto 3.048/1999.


Do Art. 89 da Lei 8.213/1991:


“A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive”;



Do Art. 139 do Decreto 3.048/1999:


“A programação profissional será desenvolvida mediante cursos e/ou treinamentos na comunidade, por meio de contratos, acordos e convênios com Instituições e empresas públicas ou privadas, na forma do Art. 317 do mesmo Decreto”.



Veja curso disponível:

Curso: Assistente Administrativo

Local: Auditório do INSS

VAGAS: 15

Dias da semana: segunda a sexta

Horário: 14h as 17h

Início 21/06/21 a 22/07/21

Requisitos para matrículas dos alunos:

(Ensino médio completo ou estar cursando o último ano )

_ cópia do Rg, CPF

_ Comprovante de Residência

_ comprovante de escolaridade