Pessoas com defiência visual tendo aula online pela internet talvez não seja nenhuma novidade. Mas mulheres cegas que nunca acessaram a internet participando das atividades das aulas usando tecnologia é uma grande vitória.
Mesmo na pandemia, as mulheres do projeto não desistiram e foram além a partir de uma plataforma EAD criada para elas. O curso de audiodescrição ministrado pela professora Liliana Tavares foi uma dessas experiências em que tivemos êxito.
Audiodescrição é a atividade descrever imagens. Ou seja, uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, consumidores de meios de comunicação visual.
É feita por um narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está acontecendo no ecrã durante as pausas naturais do áudio ou durante diálogos, quando considerado necessário.
Das aulas de audiodescrição, será criado um núcleo de acompanhamento e assistência para TVs e outros meios que por Lei exigem a audiodescrição. Este é um dos negócios pensados para o projeto.
Comments