6.png

Blog

Mulheres cegas têm aula online pela primeira vez

Atualizado: Jun 9


Pessoas com defiência visual tendo aula online pela internet talvez não seja nenhuma novidade. Mas mulheres cegas que nunca acessaram a internet participando das atividades das aulas usando tecnologia é uma grande vitória.



Tela de computador com uma galeria de pequenas telas de uma vídeo conferência
Mulheres cegas descobrem o universo da educação à distância

Mesmo na pandemia, as mulheres do projeto não desistiram e foram além a partir de uma plataforma EAD criada para elas. O curso de audiodescrição ministrado pela professora Liliana Tavares foi uma dessas experiências em que tivemos êxito.

Mulher parda com cabelos longos e cacheados. Está em um ambiente de Teatro e sorri para nós.
Liliana Tavares, consultora em Audiodescrição da Comunicação

Audiodescrição é a atividade descrever imagens. Ou seja, uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, consumidores de meios de comunicação visual.


É feita por um narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está acontecendo no ecrã durante as pausas naturais do áudio ou durante diálogos, quando considerado necessário.


Das aulas de audiodescrição, será criado um núcleo de acompanhamento e assistência para TVs e outros meios que por Lei exigem a audiodescrição. Este é um dos negócios pensados para o projeto.